(This post will be available in English very soon!)
Vamos retomar agora a nossa saga. Como mencionei no episodio 0, a chamada do CsF 147/ACCC para o Canadá estava proporcionando uma séries de beneficios, especialmente em relação a nota do teste de proficiência na lingua inglesa, o TOEFL ITP (400 pontos). Dessa maneira, levando em consideração todas essas vantagens oferecidas, eu decidi fazer minha inscrição nessa chamada. Se voce quiser acessar todos os requisitos dessa chamada, acesse o edital AQUI.
Eu comecei o curso de Engenharia Civil em março de 2013, e já em maio do mesmo ano, fiquei sabendo desse edital para o Canada. Entre os requisitos, como eu mostrei no CsF Episodio 1, o estudante deveria ter pelo menos 20% do curso e eu sabia que talvez eu não conseguisse os 20% caso fosse aprovado. Mesmo assim eu não desisti, e fiz minha inscrição em junho. O cronograma da chamada foi o seguinte:
• 23 de maio - 08 Julho de 2013: Abertura do edital
• 04 de junho - 08 de julho de 2013: Inscrição dos estudantes no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras mediante o preenchimento do “Formulário de Inscrições do Programa Ciência sem Fronteiras” e entrega de quem já tiver o certificado do teste de proficiência.
• 15 de julho – 22 de julho de 2013: Prazo para homologação das candidaturas pré selecionadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IF), Universidades ou Faculdades de Tecnologia (FATEC).
• 29 de julho – 31 de julho de 2013: Inscrição no sítio www.fulbright.org.br para os candidatos que desejam realizar o teste de proficiência de língua inglesa TOEFL-ITP gratuito com seleção de local, data e hora.
• 21 de Agosto de 2013: Prazo para a comunicação parcial da aprovação ou indeferimento das candidaturas pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
• De 10 a 31 de Agosto de 2013: Período de realização do teste gratuito do TOEFL ITP.
• A partir de 23 de Setembro de 2013: Divulgação pela Comissão Fulbright do resultado teste gratuito TOEFL ITP no sítio www.fulbright.org.br.
• Ate 30 de setembro de 2013: Prazo final para envio, exclusivamente via eletrônica, do resultado do teste de proficiência do idioma válido para estudos no exterior, por meio do Portal do Programa Ciência sem Fronteiras.
• De 30 de setembro ate 04 de outubro de 2013: Prazo para o candidato preencher o Formulário Online da ACCC no sítio www.accc.ca .
• Ate 14 de novembro de 2013: Prazo para comunicação da aprovação ou do indeferimento das candidaturas pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
• A partir de janeiro de 2014: Início das atividades no exterior
Após realizar minha inscrição no sistema do Ciência sem Fronteiras, a Assessoria de Relações Internacionais do meu Instituto Federal (IFMA) foi o setor responsável por avaliar toda a documentação dos alunos e, assim, dizer quem estava apto ou não a continuar no processo. Como expliquei no episódio passado, se você tiver sido premiado com medalhas ou menções honrosas em olímpiadas e/ou tiver participado de programas de iniciação cientifica durante o ensino médio suas chances são ampliadas. No meu caso, eu fui contemplado com duas medalhas de prata, por dois anos consecutivos, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, além disso, participei de dois projetos de iniciação científica durante o ensino médio. No final, tudo isso conta.
Pois bem, depois de ser homologado pelo meu IF, fiz minha incrição no sítio www.fulbright.org.br para a realizacao do TOEFL ITP gratuito - isso mesmo, G - R - A - T - U - I - T - O, em julho. Logo em seguida, a Capes comunicou a minha aprovação parcial no processo. Já em Agosto, eu agendei o meu TOEFL ITP. Ainda lembro bem daquele dia. A prova ocorreu durante a manhã de um sábado. Basicamente eu estudei provas antigas que você pode facilmente encontrar no próprio site do TOEFL. Como já mencionei, meu inglês era bem básico, então, meu objetivo era entender como a prova funcionava e tentar usar isso como uma vantagem a meu favor. Funcionou bem. *Em outro post vou falar sobre os diferentes tipos de TOEFL e como se preparar bem para cada um deles!
No dia da prova eu estava bem nervoso. Cheguei cedo, cumprimentei alguns amigos, e quando chegou a hora, fiz a prova. Eu ainda tinha que viajar para a cidade dos meus pais depois da prova, então, eu estava bem tenso. A prova foi difícil. Se você só tem o básico do básico provavelmente irá concordar comigo. Você só podia escutar os audios uma só vez e eles te davam cerca de 8s para responder cada questão. Não podia voltar atrás: agir rapidamente era a chave de tudo! Quando acabei a prova disse a mim mesmo: "Não passei!" Mas estava tranquilo: a prova foi de graça e caso eu não passasse eu poderia estudar mais e me inscrever em futuras chamadas sem problema. Assim, fui para a casa dos meus pais naquele dia.
Contudo, algo tinha acontecido e eu não sabia. Algo que viria mudar tudo...
(...) você quer saber o que foi? Ficou curioso? Vou explicar tudo no próximo episódio!
Permaneça conectado!
No comments:
Post a Comment