IELTS, TOEFL ITP ou TOEFL iBT ?


IELTS e o TOEFL são os testes de proficiência em inglês reconhecidos internacionalmente por várias universidades como um dos requisitos do processo seletivo para os seus cursos acadêmicos. O resultado conquistado em uma destas duas provas irá dizer se você tem as qualificações no idioma necessárias para acompanhar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Dessa forma os exames parecem semelhantes, mas ambos possuem diferenças bastante claras que podem levar a diferentes desempenhos. Vamos analisar cada um deles? Let's go!

Pontuação

Primeiramente, a estrutura da pontuação dada pelo IELTS vai de 1 a 9; o TOEFL tem uma forma diferente de pontuação para a prova de papel (paper-based) e a feita pelo computador (computer-based), e também para cada seção do exame; o total de cada uma das notas determina o seu nível de fluência.

Cada parte do exame do IELTS completada (leitura, dissertação, conversação e audição) será avaliada em uma escala de notas: 1 significa que você não fala inglês (non-user), 5 significa intermediário, e o 9 avançado. E da mesma forma que é feito no TOEFL, as notas de cada seção serão totalizadas e resultarão na sua nota final.

Apesar da diferença de pontuação, de certa forma, elas são equivalentes:

IELTS
TOEFL paper-based
TOEFL computer-based
4.5
477
53
5.0
500
61
5.5
527
71
6.0
553
82
6.5
580
92
7.0
617
105


Formato

O IELTS tem apenas a versão da prova em papel. O TOEFL oferece aos candidatos as opções de realizar o exame no papel ou no computador – o que facilita para os estudantes internacionais.

Além disso, cada seção das duas provas possui diferenças:

Seção
TOEFL
IELTS
Leitura (Reading)
De três a cinco questões de leitura e interpretação de texto, de 20 minutos cada. O conteúdo dos textos é acadêmico e as questões são de múltipla escolha.
Três questões de leitura e interpretação de texto, de 20 minutos cada. O conteúdo dos textos é acadêmico e as questões podem ter diferentes formatos, como de múltipla escolha ou de preencher espaços vazios com a palavra correta, por exemplo.
Audição (Listening)
A seção, no total, dura de 40 a 60 minutos. Você escutará áudios de diferentes conteúdos, tomando notas necessárias para lembrar-se do que foi dito, e responderá questões de múltipla escolha.
O IELTS possui diferentes tipos e tamanho de questões para ser feitas depois de ouvir os áudios desta parte da prova.
Dissertação (Writing)
São exigidas duas tarefas dissertativas, ambas feitas apenas no computador:

1) Uma redação de cinco parágrafos (de 300 a 350 palavras).

2) Tomar notas durante a leitura de um texto e ao escutar um áudio, ambos sobre o mesmo tema, para então escrever uma segunda redação de 150 a 225 palavras que una o conteúdo anotado.
São exigidas duas tarefas dissertativas:

1) Uma redação de 200 a 250 palavras baseada no conteúdo de materiais visuais, como gráficos e tabelas.

2) É dada uma questão ou uma premissa, e você precisa escrever uma redação com argumentos que defendam o seu ponto de vista sobre o assunto.
Conversação (Speaking)
Você gravará respostas de 45 a 60 segundos no computador, com um microfone, para seis questões diferentes, baseadas no áudio ou na leitura de fragmentos de conversas ou descrições. A duração total da seção é de 20 minutos.
A conversação dura de 12 a 14 minutos no total e é feita com um inspetor do IELTS. Você começará se apresentando em inglês. Em seguida, responderá questões sobre alguma imagem ou descrição de algo, para então discutir e argumentar sobre algum tema estipulado pelo inspetor.

Popularidade

Normalmente, o IELTS é mais conhecido no Reino Unido e na Europa (de fato, o TOEFL não é mais aceito pelas instituições do Reino Unido), e o TOEFL nas Américas. Entretanto, atualmente, a maioria das universidades internacionais reconhece e aceita as duas provas. No geral, dependerá da instituição que escolher como destino de estudo – qual prova é aceita ou exigida como parte do processo seletivo.

Apesar do IELTS ter crescido rapidamente em popularidade, o TOEFL ainda tem mais centros autorizados pelo mundo todo.

Duração

O teste completo do TOEFL dura quatro horas e meia, e deve ser feita de uma vez só. O seu sistema computadorizado de pontuar as provas evita qualquer tipo de fraude ou erro. Os exames do IELTS são corrigidos e avaliados manualmente. A prova dura, normalmente, duas horas e 45 minutos, com exceção da parte de conversação que deverá ser feita no dia seguinte ao resto da prova.

______________________________________________________

TOEFL e o CsF:
Como fazer o TOEFL ITP gratuito para o Ciência sem Fronteiras 


Antes de mais nada, vale a pena explicar que existem dois tipos de chamada, as chamadas coordenadas pela Capes e pelo CNPQ. Saber qual instituição controla qual chamada ajuda na hora de procurar informações. Não vai adiantar nada você mandar perguntas pra Capes sobre o edital da Espanha, por exemplo. Então aí vai, as chamadas controladas pela Capes são: Alemanha, Áustria, Canadá (CIC), ChinaEstados Unidos- FULBRIGHTEstados Unidos-NOVA, FrançaHungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega e Suécia. Já as chamadas sob controle do CNPQ são: AustráliaBélgicaCanadá (CALDO e CBIE),Coreia do SulEspanhaFinlândiaHolandaNova Zelândia, Polônia e Reino Unido.

Dito isso, já vem uma má notícia, a maior parte das chamadas controladas pelo CNPQ NÃO aceita o TOEFL ITP como comprovante de proficiência e várias chamadas da Capes também não. Ou seja, os candidatos vão ter que realizar outras provas para comprovar o conhecimento no idioma. Cada país parceiro tem a liberdade de escolher o tipo de prova de proficiência que acha adequado para suas chamadas. Então, nem adianta chorar ou encher Capes e CNPQ de mensagens. É assim e pronto. O governo está gastando uma bela fortuna oferecendo o TOEFL ITP de graça pra milhares de estudantes, se nem todos os países aceitam, paciência. Então se você, por razões econômicas, PRECISA fazer a prova gratuita, fica a dica: escolha um edital que aceita o TOEFL ITP.

Mas tá, QUAIS EDITAIS ACEITAM O TOEFL ITP GRATUITO?

Polônia, Estados Unidos (Fulbright e Nova), Bélgica (apenas edital 187, Suécia, Noruega, China, Hungria e Japão.  
Irlanda  também aceita parcialmente, mas como o caso deles é diferente, eu vou explicar mais abaixo. Todos os editais (fora a Irlanda) exigem uma nota mínima de 550 na prova. O edital dos Estados Unidos contemplará candidatos com nota entre 525 e 549 com curso de inglês antes das aulas. Bélgica e Polônia exigem que as provas tenham sido feitas de 1 de dezembro de 2013 em diante. Estados Unidos, Suécia, Noruega, China e Hungria exigem que as provas tenham sido realizadas depois de 1 de junho de 2013. Já o Japão exige que a proficiência tenha sido feita de 1 de novembro de 2013 em diante.
No caso da Irlanda, o edital aceita TOEFL ITP com nota a partir de 525 e que tenha sido realizado a partir de 1 de junho de 2013, MAS segundo consta no edital, candidatos com o TOEFL ITP não podem começar as aulas direto no exterior. Esses candidatos “poderão ser beneficiados, a critério da CAPES e da HEA, com curso de língua inglesa de até 2 (dois) meses de duração” na Irlanda e lá, depois do curso, precisarão refazer a prova de proficiência – aí, no caso, TOEFL iBT ou IELTS – para poder continuar os estudos.

QUEM PODE FAZER O TOEFL ITP GRATUITO?

Qualquer inscrito no Ciência Sem Fronteiras pode entrar no site do Inglês Sem Fronteiras para fazer sua inscrição para a prova gratuita. Caso você encontre dificuldades técnicas, entre em contato com o suporte pelo Fale Conosco no site ou pelo telefone: 0800-616161.

ONDE AS PROVAS SERÃO APLICADAS?

Em universidades cadastradas espalhadas por todo Brasil. Veja a listas universidades que vão aplicar TOEFL ITP gratuitamente.

ATÉ QUANDO VÃO AS INSCRIÇÕES?

Candidatos ao Ciência sem Fronteiras que queiram fazer o TOEFL ITP gratuito devem se inscrever no site do Inglês Sem Fronteiras. Fique atento, as vagas são limitadas e não serão realizadas provas especiais para os candidatos de um determinado edital. Conseguir o certificado em tempo hábil é responsabilidade única e exclusiva do candidato. Os locais, dias e horários de prova podem ser consultados no site do Inglês Sem Fronteiras.

ATÉ QUANDO EU DEVO REALIZAR O TOEFL ITP?

Para que o resultado chegue em tempo hábil, a Capes afirma em edital que as provas devem ser realizadas dentro das datas estipuladas em cada edital. Então, marque seu teste para algum dia DENTRO deste período.

QUANDO CHEGAM OS RESULTADOS?

45 dias após a realização da prova os resultados estarão disponíveis no site do IsF. Para conferir seu score, acesse o site e clique na área em verde, referente ao Centro Aplicador. 30 dias após o resultado sair no site o certificado deve chegar na instituição onde você realizou a prova. Atrasos podem ocorrer em virtude da grande quantidade de provas aplicadas nos centros, atrasos no correios e outros fatores. Caso você tenha realizado o teste há mais de 30 dias e seu score não esteja disponível, entre em contato com o fale conosco do IsF.

QUANDO DEVO ANEXAR MEU COMPROVANTE?

Segundo os editais da Capes anteriores, o resultado do TOEFL ITP ou IBT deve ser  anexado em Documentos pendentes no site do CSF. Os editais do CNPQ não especificavam como se deve proceder nesse passo. O prazo, contudo, DEVE ser parecido com esse.

JÁ FIZ A PROVA GRATUITA, POSSO FAZER DE NOVO?

Pode.


COMO POSSO ME PREPARAR PARA A PROVA?

O Inglês sem Fronteiras está oferecendo diversos cursos presenciais em todo o Brasil e esse manual sobre o TOEFL ITP que eles publicaram também pode ser de grande ajuda.

COMO FAÇO O iBT?

Entre no site da ETS, consulte as datas disponíveis e faça sua inscrição para a prova. O teste custa 215 dólares e precisa ser pago com cartão de crédito.

No comments:

Post a Comment