CsF Entrevista 05 (CA) | SwB Interview 05 (CA)

                                     
                                                    (This post will be available in English very soon!)
Dando continuidade a série de entrevistas com bolsistas do CsF ao redor do mundo, o entrevistado de hoje é o estudante Ítalo Vasconcelos. Vamos descobrir o que o Ítalo tem a nos dizer sobre sua vida no Canadá!
_________



Nome (name): ĺtalo Bruno de Vasconcelos Moura
College / University: Red River College 
País (country): Canada
Período1 ano e 6 meses

1. Quando e como você decidiu se inscrever no CsF? When and how did you decide to participate of the SwB Program?
Fiquei sabendo das inscrições através do meu irmão, que inclusive faz o mesmo curso que eu no Brasil. Meus pais me encorajaram a tentar já que não me custaria nada. Fiz minha inscrição entre Junho e Julho de 2013. No final de Julho de 2013 minha candidatura foi homologada e estava dentro dos pré-selecionados. 

2. Quais foram seus principais motivos para escolher esse país/língua? Qual o seu nível de domínio da língua estrangeira do paíantes da viagem? What were your main reasons for choosing this country / language? What was your English level before the exchange?
Costumo dizer que o Canada que me escolheu (risos). Na época de inscrição, estava disponível o teste de proficiência de língua inglesa TOEFL-ITP level 1 para o Canada. Então pensei que seria a melhor opção já que é um dos testes mais fáceis para iniciantes na língua inglesa. Meu nível de domínio da língua era bem baixo. 

3. Quais foram os principais desafios que você enfrentou quando você chegou nesse país? What were the biggest challenges that you faced when you arrived there?
Os principais desafios encontrados no começo foram a língua, o clima e, um pouco, a cultura.

 4. Cite três coisas que você gosta nesse país. Cite também três coisas que você não gosta. Could you tell us three things that you like in that country? Cite also three things that you do not like.
Dentre as coisas que eu gosto aqui no Canada, em primeiro lugar eu diria a liberdade de poder andar nas ruas sem medo de ser abordado e/ou violentado. Segundo, a educação das pessoas de um modo geral. Terceiro, poder conviver com pessoas de vários outros países. Canada é um país multicultural!


Eu não gosto, em parte, da culinária canadense. Algumas comidas típicas realmente não são o meu forte (risos)... acho que é  só isso. 

5. O que há de mais diferente no estilo de vida do país do intercâmbio em relação ao Brasil? What are the main differences between the Canadian lifestyle in relation to Brazilian lifestyle?
Os canadenses são bastante reservados, ainda mais se eles não são seus amigos. Não gosto quando usam a palavra “frio” para defini-los.  É fácil julgar quando não se conhece a realidade. Não há nada de errado no estilo de vida dos canadenses, só é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. 

6. Como são as pessoas do país? Defina em 3 características, se possível. How are people in that country? Cite 3 characteristics if possible.
Amigáveis, prestativas e bem-educadas. 

7. Onde e como você ficou acomodado? Where and how were you accommodated (apartment, homestay)?
Nos quatro primeiros meses morei na residência do College e depois mudei para uma casa de família canadense (homestay). De lá não saí mais. 

8. Você teve momentos de depressão ou tristeza profunda? Como lidou com a saudade? Did you have moments of depression or deep sadness? How did you overcome the homesickness?
Sinto-me bastante confortável em falar sobre isso porque tive poucos momentos de profunda tristeza ou depressão.  Antes de viajar exercitei a minha mente durante um bom tempo para lhe dar com a saudade de casa.  Isso funcionou e hoje, depois de um ano e dois meses, tiro de letra!

9. Descreva a sua Universidade/College (pontos positivos e negativos). Describe your University / College (positive and negative aspects).
O Red River é um College renomado na província de Manitoba, os câmpus são de portes razoáveis e bem estruturados. É uma instituicao bastante diversificada com pessoas de diferentes nacionalidades.  Eu me sinto confortável estudando lá.  

10. O que você considera mais importante durante seu intercâmbio acadêmico? What is the most important aspect in this academic exchange?
A determinação em aprender. Costumo dizer que viver em outro país consiste em assimilar coisas novas diariamente, seja em casa, na Universidade/College, ou na rua. Então, é importante estar decidido a absorver cada informação.



11. Quais benefícios esse intercâmbio te proporcionou? Qual o seu nível de domínio da língua estrangeira HOJEWhat benefits this exchange has offered you? What is your English level today?
A experiência de vida que um intercambio traz é surreal. Então eu diria que, viver longe da zona de conforto e aprender a lhe dar com as responsabilidades de forma madura são os maiores benefícios.  Considero meu nível de domínio da língua inglesa bom. Finalizei meu curso de língua inglesa com CLB (Canadian Language Benchmark) 8. 

12. Que recomendações você daria a outros estudantes interessados em participar do programa nesse país? What recommendations would you give to other students that are interested in participating in the SwB program in that country?
Tenha certeza de que é isso que você quer fazer, e encare cada dificuldade como uma oportunidade de aprendizado.  

O Living Without Borders agradece a participação e colaboração do Ítalo neste projeto!


No comments:

Post a Comment